Dispomos de nossos materiais somente na forma impressa, sendo enviados pelos correios ou retirados pessoalmente em nosso endereço comercial em Curitiba/PR.
ESTE CADERNO DE QUESTÕES, EM TAMANHO A5, AGREGA QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS DE MOTORES - CA/CC, INDUÇÃO, SÍNCRONOS E ACIONAMENTOS, DE CONCURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA, DOS ANOS DE 2010 A 2013.
NÃO REPETIMOS QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS DE OUTROS MATERIAIS ANTERIORMENTE ELABORADOS. AS QUESTÕES QUE INTEGRAM ESTE MATERIAL NÃO CONSTAM NOS VOLUMES 1,2,3,4,5 E 6 DE ENGENHARIA ELÉTRICA.
Este material tem por objetivo servir de apoio para aqueles que prestam concursos públicos na área de Engenharia Elétrica. São 162 questões resolvidas e comentadas (MOTORES - CA/CC, INDUÇÃO, SÍNCRONOS E ACIONAMENTOS), com o propósito de fazer com que o leitor entenda de forma clara e objetiva o assunto. Tendo em conta a dificuldade de encontrar material disponível na área e a extensa lista de conteúdos exigida para os concursos, a intenção é que através deste material, o leitor consiga aprofundar conceitos, entrar em contato com o que está sendo exigido e se preparar para as provas escolhidas.
DADOS DA OBRA
ELABORAÇÃO: MARCIO DE FREITAS
COLABORAÇÃO:ÂNGELO FELIPE SARTORI
CAPA: ADRIANO AMADEU
QUESTÕES RESOLVIDAS DE MOTORES - CA/CC, INDUÇÃO, SÍNCRONOS E ACIONAMENTOS DE PROVAS:
DCTA - VUNESP - 2013;
DPE-SP - FCC - 2013;
ELETROBRAS-AM - BIORIO - 2013;
INPI - CESPE - 2013;
INSS - FUNRIO - 2013;
LIQUIGÁS - CESGRANRIO - 2013;
MJ - CESPE - 2013;
MPE-MA - FCC - 2013;
MPU - CESPE - 2013;
SISEMA-MG - FUNCAB - 2013;
SUDENE - FGV - 2013;
TJ-AM - FGV - 2013.
CAERD - FUNCAB - 2012;
CAM.DEPUTADOS - CESPE - 2012;
CASA DA MOEDA - CESGRANRIO - 2012;
MPE-RO - FUNCAB - 2012;
PREF.SJCAMPOS - VUNESP - 2012;
PREF.SÃO PAULO - VUNESP - 2012;
TERMOBAHIA - CESGRANRIO - 2012;
TRANSPETRO - CESGRANRIO - 2012;
TRE-RJ - CESPE - 2012;
TRF-4 - FCC - 2012;
TRF-5 - SUSTENTE - 2012;
TRT-6 - FCC - 2012.
CELESC - FEPESE - 2011;
CREA-CE - CETREDE - 2011;
IEEA - CEPERJ - 2011;
PETROBRÁS - CESGRANRIO - 2011;
PETROQUÍMICA-SUAPE - CESGRANRIO - 2011;
PREF.IBIRITÉ - MSCONCURSOS - 2011;
PREF.S.GONÇALO - COSEAC - 2011;
PREF.V.GRANDE - FUNCAB - 2011;
SAD-PE - UPENET - 2011;
SEGER-ES - CESPE - 2011;
STM - CESPE - 2011;
TJ-ES - CESPE - 2011.
ASSEMB.LEG-SP - FCC - 2010;
CEAGESP - VUNESP - 2010;
CEF - CESPE - 2010;
EAOEAR - AERONÁUTICA - 2010;
ELETROBRÁS-RS - MSCONCURSOS - 2010;
FUMEP - FUMARC - 2010;
IBRAM - FUNCAB - 2010;
INMETRO - CESPE - 2010;
METRO-SP - FCC - 2010;
PETROBRÁS - CESGRANRIO - 2010;
PROMINP - CESGRANRIO - 2010;
TRT-21 - CESPE - 2010.
Segue abaixo a resolução de uma questão para demonstrar como o material foi elaborado:
50.(SUDENE/FGV/2013) A respeito de um motor síncrono, considere as afirmativas a seguir.
I. A velocidade de rotação é sempre constante, independente da carga mecânica imposta em seu eixo.
II. O ângulo de torque varia em função da carga.
III. O motor síncrono opera sempre como carga indutiva.
Assinale:
A) se somente a afirmativa I estiver correta.
B) se somente a afirmativa II estiver correta.
C) se somente a afirmativa III estiver correta.
D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
E) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
Resolução:
Afirmativa I - Correta: o motor síncrono tem velocidade constante independente da carga. Isso justifica o nome “síncrono”, pois o rotor gira em sincronismo com o campo magnético girante. Ele consegue manter a rotação sempre constante pelo fato de ter uma excitação no rotor. Se perder velocidade com o aumento da carga, o motor síncrono consegue buscar novamente a velocidade. Isso se chama “susceptibilidade de caça ao sincronismo”.
Afirmativa II - Correta: com o aumento da carga, o angulo de torque também aumenta, assim pode-se dizer que ele varia em função da carga.
Afirmativa III - Incorreta: o motor síncrono tem como característica o controle do fator de potência variando a corrente da excitatriz, assim ele pode assumir tanto como carga indutiva, como capacitiva.
Alternativa D é correta.
DOWNLOAD DE MAIS QUESTÕES DEMONSTRATIVAS
ÍNDICE