TÉCNICO EM MECÂNICA - Questões Resolvidas e Comentadas de Concursos (2007 A 2009) - 1º VOLUME
Fabricante: Didática EditorialModelo: TEC. MEC. 01
Disponibilidade: Em Estoque
Especificação
Livros | |
ISBN | 97-885-66776-13-3 |
Nº de Páginas | 178 |
Formato do Papel | A4 - 21x29,7 cm |
Capa | Colorida |
Conteúdo | Preto e Branco |
Encadernação | Brochura |
Dispomos de nossos materiais somente na forma impressa, sendo enviados pelos correios ou retirados pessoalmente em nosso endereço comercial em Curitiba/PR.
Este material tem por objetivo servir de apoio para aqueles que prestam concursos públicos na área de Técnico em Mecânica. São 400 questões resolvidas e comentadas, todas referentes aos conhecimentos específicos, com o propósito de fazer com que o leitor entenda de forma clara e objetiva o assunto. Tendo em conta a dificuldade de encontrar material disponível na área e a extensa lista de conteúdos exigida para esses concursos, a intenção é que através deste material, o leitor consiga aprofundar conceitos, entrar em contato com o que está sendo exigido e se preparar para as provas escolhidas.
DADOS DA OBRA
ELABORAÇÃO: MÁRCIO DE FREITAS.
COLABORAÇÃO: ANTÔNIO KOSLICK; HENRI OBERG TORTATO.
CAPA: ADRIANO AMADEU
PROVAS ESCOLHIDAS:
- CHESF - CONSULPLAN - 2007;
- PETROBRÁS - CESGRANRIO - 2008;
- COMPESA - IPAD - 2009;
- SOCIEDADE FLUMINENSE DE ENERGIA - CESGRANRIO - 2009;
- CORREIOS/RJ - MSCONCURSOS - 2007;
- ITAIPU BINACIONAL - UFPR - 2008;
- CESAN - CONSULPLAN - 2009;
- FURNAS - FUNRIO - 2009;
- MARINHA DO BRASIL - MARINHA - 2007;
- SANEAGO - UEG - 2008;
- METRÔ - FCC - 2009;
- ELETROSUL - AOCP - UFRJ - 2008;
- ELETRONUCLEAR - UFRJ - 2007;
- UFRJ - UFRJ - 2009;
- CETESB – VUNESP - 2009.
Segue abaixo uma questão resolvida para demonstrar como o material foi elaborado:
Graxas e óleos lubrificantes têm a finalidade de minimizar a fricção e o desgaste entre superfícies deslizantes. Em relação às graxas lubrificantes, considere as afirmativas abaixo:
1. Graxas lubrificantes provêm da dispersão de um agente espessante em um líquido lubrificante, ao qual podem ser adicionados outros produtos, de modo a lhe conferir propriedades especiais.
2. Sabões metálicos são utilizados como espessantes na fabricação de graxas e são resultantes da reação de um ácido graxo com um hidróxido metálico.
3. As graxas de sabão de sódio não podem ser utilizadas em temperaturas superiores a 70 ºC e são altamente resistentes à água.
4. A bombeabilidade de uma graxa depende da viscosidade do óleo utilizado na sua fabricação, da consistência da graxa e do tipo do sabão.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
B) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
E) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Resolução:
Afirmativa 1 – Correta: as graxas lubrificantes consistem em misturas pastosas, semi-sólidas ou sólidas à temperatura ambiente, obtidas da dispersão de um agente espessante, normalmente sabões, em um óleo lubrificante, que tanto pode ser um óleo mineral derivado de petróleo como um óleo sintético. A essas graxas podem ser adicionados aditivos para a obtenção de propriedades específicas. Como exemplo de aditivos tem-se os agentes antiferrugem que melhoram a proteção oferecida pela própria graxa; os aditivos antioxidantes que adiam a ruptura do óleo base em temperaturas elevadas, etc.
Afirmativa 2 – Correta: o sabão metálico é o agente espessante aplicado em quase todas as graxas, sendo formado quando um hidróxido metálico reage com um ácido graxo. Um exemplo é estearato de lítio ou sabão de lítio.
Afirmativa 3 – Incorreta: as graxas de sabão de sódio resistem a altas temperaturas, sendo, porém, solúveis em água. Suas maiores aplicações são os mancais de rolamentos e as juntas universais, desde que não haja presença de água, pois elas se desfazem. Graxas sintéticas à base de sabão de sódio podem trabalhar em temperaturas de até 120 ºC (259 ºF).
Afirmativa 4 – Correta: a bombeabilidade é a capacidade da graxa fluir pela ação do bombeamento. A bombeabilidade de uma graxa depende de três fatores: 1) viscosidade do óleo; 2) consistência da graxa; 3) tipo de sabão.
Alternativa C é correta.
Comentários (7)
Fazer um comentário
Seu Nome:Seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.
Avaliação: Ruim Bom
Digite o código da imagem: